Employer Branding: e eu com isso?

Não é de hoje que falamos da importância de ter pessoas qualificadas e engajadas nas empresas para gerar os melhores resultados. A ideia de colocar os colaboradores como um dos principais ativos e geradores de sucesso aparece na teoria administrativa e nas planilhas das companhias, que competem todos os dias pelos melhores talentos, de forma consciente ou não.

O conceito de Employer Branding se encaixa como cola no meio dessa lógica, que hoje já é uma certeza: as melhores pessoas produzem as melhores soluções, e as melhores soluções formam as melhores empresas. Das pessoas desenvolvedoras às lideranças executivas, é na capacidade de cada profissional que se baseia a força de um negócio.

Uma contratação bem feita traz mais energia, mais conhecimento e mais fundamentos para continuar atraindo as pessoas certas. E é aí que está a resposta para a pergunta do título.

Trabalhar a gestão da marca empregadora é uma estratégia de diferenciação para fazer da sua empresa um ímã de atração e retenção dos melhores talentos. E os melhores talentos constroem grandes empresas.

Por que Employer Branding?

O Employer Branding une aspectos fundamentais para o crescimento de uma empresa:

  • Comunicação
  • Pessoas
  • Estratégia
  • Planejamento

O Branding, por si só, representa a promessa que uma marca faz para o mercado, ou seja, mostra para os públicos o que aquele negócio pretende entregar a partir de suas soluções. A ideia do Employer Branding vai no mesmo sentido: comunica aos profissionais o que aquela empresa busca entregar como empregadora, o que eles e elas devem esperar ao concordar em fazer parte daquele propósito.

Com isso, estratégias de comunicação passam a ser um elemento importante nos projetos de RH. Isso porque a forma como uma promessa é feita e validada acontece pelo diálogo, pelas interações, pelos pontos de contato. E nessa função o marketing entra como um recurso elementar, que determina ações estratégicas para conectar a missão do negócio com aqueles que a vivenciam ou vão vivenciar no dia a dia.

Pessoas como estratégia

Entender as pessoas como ativo de sucesso da organização passa também pelos conceitos de estratégia. É no conhecimento dos colaboradores e na sua combinação que encontramos a fonte da vantagem competitiva de uma empresa em relação a outra, principalmente naquelas que desenvolvem soluções de alto impacto.

Considerando esse papel tão relevante da formação de equipes, fica fácil apontar a atração e retenção de talentos como um esforço contínuo que os negócios não podem abrir mão. É só imaginar os cenários:

  1. uma coordenação de marketing bem feita pode mudar os rumos da captação de leads
  2. agregar alguém com conhecimento em uma ferramenta inovadora pode ser o início da aplicação de um método vencedor nos processos gerenciais
  3. a contratação de um perfil alinhado com o propósito da área de pessoas gera mais produtividade no trabalho em conjunto com o restante da equipe
  4. uma pessoa com energia para mudar as rotinas de trabalho pode contagiar todo o time e ser capaz de renovar a cultura de toda a empresa.

Não dá pra negar a importância de uma contratação bem feita. E, mais do que atrair a pessoa certa e convencê-la a fazer parte do time, as lideranças precisam se empenhar em manter esse talento como parte da equipe. E, em um cenário de alta competitividade pelos melhores profissionais, escolher o jeito certo de fazer isso pode fazer toda a diferença.

Gestão da Marca Empregadora e seu papel em negócios de sucesso

Com a intenção de melhorar cada vez mais a efetividade de seus processos seletivos e de atrair os profissionais mais qualificados, empresas de todo o mundo vêm usando técnicas que unem o Branding aos Recursos Humanos. São ações específicas para reforçar suas marcas diante de talentos estratégicos e comunicar seu propósito como forma de consolidar promessas para quem quer fazer parte do negócio.

Deixando seus benefícios mais claros e gerando identificação dos talentos com o seu propósito, as empresas que aplicam Employer Branding ganham vantagem em criar diferenciais e fazer com que eles sejam vistos e compreendidos pelos profissionais certos.

Podemos dizer que investir em Employer Branding, no fim das contas, é:

  • cumprir uma promessa ao mesmo tempo em que ela é feita; 
  • firmar um acordo entre a empresa e seus colaboradores para que todo mundo saia ganhando, enquanto aceita uma proposta de emprego ou enquanto equilibra suas funções com sua vida pessoal;
  • jogar luz em características que tornam a empresa diferente como lugar para trabalhar e se desenvolver, criando pontos de diálogo e interação com aquelas pessoas que estão interessadas e prontas para se dedicarem a ela.

Não é à toa que as principais empresas do Vale do Silício não só aplicam como têm equipes inteiras dedicadas à marca empregadora. O potencial do Employer Branding como alavanca de sucesso é algo que envolve missão e propósito, do começo de uma tarefa à entrega dos resultados. Afinal, uma empresa não se constrói sem pessoas, e assegurar que as melhores fazem parte do seu projeto é sem dúvida um passo a mais na direção do sucesso.

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