A interação é a base de qualquer negócio, o que torna a comunicação e o marketing elementos fundamentais de sucesso para quem quer crescer
B2B, B2C, B2B2… Todo modelo de negócio tem um ponto importante em comum. O “2” que conecta as duas ou mais pontas de uma oferta de produto ou serviço é a base da interação, o elo que faz de toda empresa dependente direta de métodos de comunicação.
O Business to Business conecta empresas a outras empresas. O Business to Customers conecta empresas a consumidores diretos. E assim por diante, sempre com uma ligação que impacta de forma determinante no sucesso da companhia. E é essa ligação que define também o conceito da Comunicação Integrada de Marketing.
O que é a Comunicação Integrada de Marketing
“Comunicação Integrada de Marketing é uma maneira de ver todo o processo de marketing do ponto de vista do receptor da comunicação.”
O conceito vem de Kotler e Keller, autores da administração que mostram a importância de unificar a comunicação para que as empresas falem uma língua só.
Por definição, a ideia da CIM é centralizar a mensagem que a empresa quer passar, criando consistência entre todos os canais de comunicação e focando no público que deseja atingir. É a base de uma estratégia que coloca o consumidor no centro, criando cada ação de marketing a partir de uma visão global de resultados.
Essa ligação parte do conceito básico da comunicação, que conecta dois indivíduos e transmite uma mensagem a partir de um emissor para um receptor.
Para que essa mensagem chegue ao destino da maneira certa, é importante pensar no canal, na forma e na interpretação, sempre com foco no perfil de quem vai recebê-la.
Do ponto de vista dos negócios, tudo isso leva a uma certeza: o primeiro passo para uma comunicação realmente integrada e estratégica está em conhecer o seu público. É a partir da análise do receptor que conseguimos identificar a forma e o canal mais adequados para passar a mensagem que queremos.
A técnica é usada na metodologia da Carta20 para criar planejamentos de marketing e de Marca Empregadora efetivos, baseados em branding e em crescimento.
Elementos da Comunicação Integrada de Marketing
Quando pensamos em uma comunicação estratégica, não podemos abrir mão de fatores como os diferenciais de mercado, os canais e o próprio público. Essa união de vários elementos é um passo importante para encontrar o que unifica e faz do marketing algo efetivo na transmissão de uma mensagem clara e objetiva.
Na descrição da comunicóloga brasileira Margarida Kunsch, “Comunicação Integrada de Marketing é um conceito de planejamento de comunicação de marketing que reconhece o valor adicionado de um plano que avalia as funções estratégicas de uma variedade de disciplinas de comunicação – por exemplo, propaganda em geral, resposta direta, promoção de vendas e Relações Públicas – e combina essas disciplinas para proporcionar clareza, consistência e o máximo impacto na comunicação.”
Clareza + Consistência + Impacto
A tríade da Comunicação Integrada de Marketing considera o alcance da mensagem, a frequência da comunicação e o resultado que tudo isso gera. No meio disso está uma estratégia de marca verbal, marca visual e, claro, performance. Juntas, elas mostram para o mundo o que torna aquela empresa (e seu produto ou serviço) diferente e especial!
E por onde começar?
De forma geral, a CIM dá a base para que todos os pontos de contato com os públicos tragam uma mensagem única. Para fazer isso, começamos respondendo a três perguntas inicias:
- Quem somos como empresa?
- Com quem e como nos comunicamos?
- Como queremos nos comunicar?
As respostas indicam o caminho que a comunicação da empresa deve seguir, o que precisa estar bem documentado e disseminado entre todos os times internamente, antes de ir para os canais externos do negócio.
E depois?
Na prática, a Comunicação Integrada de Marketing trabalha a construção e manutenção de uma marca a partir de atributos de diferenciação bem determinados e indicadores que mostram a evolução do crescimento.
Para gerar efeito e criar uma mensagem unificada, um guia de direcionamento pode ajudar:
1 – Defina as buyer personas do seu negócio
2 – Identifique e analise o papel de cada um dos seus canais de marketing
3 – Documente o tom de voz e a linguagem que sua empresa quer sustentar
4 – Crie uma linha editorial que apareça em todos os pontos de contato
5 – Produza materiais de divulgação pautados em atributos de diferenciação e nos públicos estratégicos
6 – Defina indicadores de marketing conectados ao plano de crescimento do negócio
7 – Acompanhe os resultados de forma recorrente
Com a comunicação pensada de forma estratégica, o final do caminho é sempre o sucesso das ações de marketing e, com isso, a evolução do negócio.