Recuperando a imagem empregadora depois de uma crise

É possível continuar atraindo os melhores talentos mesmo depois de fazer um layoff?

Demissões em massa têm acontecido no mercado com mais frequência do que gostaríamos. Os chamados layoffs, no termo em inglês, acontecem por diversos motivos e têm sido recorrentes pelo mundo todo nos últimos meses, principalmente em empresas do setor de tecnologia.

O prejuízo é geral: para os colaboradores que saem, para os que ficam, para a gestão da empresa, para a economia, e, claro, para a marca empregadora. Um movimento de desligamento ou congelamento de contratações impacta com muita força a construção e a manutenção de uma reputação de mercado em relação a contratações e atração de talentos.

Mas o que pode ser feito para reduzir o impacto de um layoff na marca empregadora? 

As técnicas de marketing e os cuidados com a gestão de pessoas precisam ser reforçadas nesses momentos de crise, para que a empresa continue crescendo de forma saudável e consistente, mesmo depois de perder parte da equipe.

Employer Branding em momentos de layoff

Employer Branding é a forma como chamamos as ações e planejamentos usados na gestão da marca empregadora. É um conceito que vem crescendo cada vez mais, e não à toa: o desafio na contratação de profissionais adequados à cultura das empresas marca o momento do mercado e tende a se tornar cada vez mais concorrido.

A dificuldade em encontrar e manter talentos acontece em vários segmentos, mas é mais marcante exatamente no de tecnologia. O espaço entre o número de vagas abertas e o volume de profissionais qualificados segue sendo um problema para o desenvolvimento de negócios da área, mesmo com o atual cenário de demissões em massa.

Por isso, pensar em criar e fortalecer a imagem que a empresa passa em relação aos colaboradores é uma ação estratégica para quem quer crescer, agora ou no futuro. Desligar parte da equipe de trabalho pode congelar momentaneamente as ações na área de pessoas, mas não reduz nem encerra o desafio de atrair, selecionar e reter os melhores talentos. 

É por isso que é tão importante pensar em Employer Branding mesmo durante um processo de layoff. Afinal, está na consistência e no planejamento o segredo para a construção de uma reputação positiva.

Identidade, imagem e reputação: o poder do longo prazo

Momentos de crise exigem decisões imediatas. Estar preparado para lidar com situações momentâneas e inesperadas faz parte das habilidades de uma boa liderança. E ter recursos e uma equipe pronta para ajudar nesse momento é o que destaca as empresas de sucesso.

As estratégias de branding consideram isso desde o momento do diagnóstico até as ações de execução, tanto na marca comercial quanto na empregadora. É o que divide os conceitos de identidade, imagem e reputação, diferenciando a visão de uma marca em relação ao que ela representa hoje e pretende representar no futuro.

  • Identidade: personalidade, essência da organização
  • Imagem: como a marca é percebida e representada para seus públicos
  • Reputação: relação de confiança, imagem construída ao longo do tempo

Uma situação de layoff pode impactar negativamente a imagem de uma empresa, mas não interfere na identidade e pode não afetar drasticamente a reputação. É esse o poder da gestão de marca empregadora! Fazendo bem feito antes, durante e depois, o risco de prejudicar a atratividade da empresa no médio e no longo prazo é bem menor.

Cultura forte e bem comunicada, em qualquer momento

Mesmo que os motivos sejam práticos, a forma de fazer uma demissão não precisa ser. É possível desligar um colaborador com humanidade e afeto, mostrando o máximo de empatia e de solidariedade com o momento. 

O mais importante, nesse momento, é ter total clareza do que é a cultura da organização. Quem a empresa é, qual sua essência, do que ela não abre mão, quais são os atributos que a diferenciam no mercado, para clientes e colaboradores. 

Com esses aspectos claros e bem comunicados, todo o processo de desligamento segue a personalidade que o negócio já tem. Humanizar a demissão e traduzir a essência da empresa é cuidar das pessoas, mesmo em um momento difícil.

Reconstruindo a marca empregadora: o EVP em ação!

O Employer Value Proposition, ou Proposta de Valor do Empregador, é um guia que direciona as ações da marca empregadora, tanto para o marketing quanto para o RH. Contar com uma documentação completa ajuda os times a não se perderem, mesmo quando o foco é outro.

Em momentos de crise, quanto mais estruturados os processo, melhor. É importante lembrar que uma decisão como um layoff é resultado de momentos difíceis e conversas duras. Chegar a essa conclusão envolve o empenho de muitas pessoas e saber que existe um caminho já pensado e planejado ajuda a aliviar o peso da situação.

Com tanta coisa na cabeça, é um respiro poder contar com uma documentação que dá norte à manutenção da cultura e que colabora com a execução de tarefas. Ter mapeados processos e saídas libera tempo e recursos para que os demais desafios sejam pensados de forma orgânica e instantânea. O planejamento é o melhor amigo das lideranças em momentos de crise.

Leia também